sexta-feira, 2 de julho de 2010

Entrevista com o Designer de Moda André Castro

Gente,
Essa semana entrevistei um grande Designer de Moda de Fortaleza, André Castro, estilista da marca Mar del Castro, uma marca de moda praia espetacular, modelos belissimos, com a cartela de cores espetacular, verdadeiramente tropical, logo logo, estarei postando algumas fotos e vocês vão conferir um luxo de moda praia, bem, eu sou supeita em falar, quero mesmo é que confiram no nosso próximo post, agora apreciem a entrevista com André Castro. 
 
André Castro

A Moda para todos: Como você começou sua carreira como Designer de Moda?
André Castro: minha mãe tinha uma fábrica de lingerie então desde pequeno tive contato com confecção, mas isso me direcionou pra administração de empresas e não para a moda mas que já despertava interesse pela criação e desenvolvimento. Estudei administração, trabalhei em bancos e instituições... estudei publicidade até fazer o concurso de Novos Talentos do Dragão Fashion em 2001, agora sim começa minha ligação com a moda. Trabalhei para algumas marcas do Ceará e de outros estados até idealizar e montar minha própria marca.
A Moda para todos: Qual a faculdade que você se formou?
André Castro: na moda sou autodidata, sou formado em Administração de Empresas pela UNIFOR.
A Moda para todos: Quais as dificuldades que enfrentou no começo de sua carreira?
André Castro: Começo de carreira é sempre complicado, não era conhecido, não tinha experiência, não conhecia muito de moda... mas comecei acompanhando o dia dia de uma fábrica grande com um estilista local que conheci no Dragão Fashion, trabalho voluntário, mas foi de lá que conheci todos os processos, representantes, tecidos, modelagem  e quatro meses depois assumi uma fabrica como estilista.
A Moda para todos: O que você pensa sobre os cursos de Graduação de Moda em Fortaleza??
André Castro: Fico muito feliz que hoje existam vários cursos de moda... Quando comecei só existia um e com uns horários difícieis de acompanhar pra quem já trabalhava, por isso não consegui estudar moda... hoje temos disponibilidade de horários, cursos, visões e abordagens... muito importante para a moda. Isso mostra que o Ceará tem como se firmar como pólo produtor e criador de moda no país...
A Moda para todos: Você acha importante que um estilista autodidata faça um curso de graduação? Por que?
André Castro: Não. Conhecimento você adquire lendo, vendo, experimentando, praticando... um curso de graduação é importante mas a experiência de vida também tem grande valor... conheço muitos graduados que saem completamente despreparados e desqualificados. 
A Moda para todos: Quais os eventos de Moda mais importantes que você já participou? Quais os que você sonha em participar?
André Castro:Desde 2001 eu participo do Dragão Fashion, já fiz eventos em São Paulo... como o INNOVAMODA... antes de ter a marca Mar Del Castro eu não tinha grandes pretensões, queria apenas ser estilista de uma fábrica bacana... Hoje a visão é outra, me projetar é projetar a marca que criei... gosto de eventos mais comerciais, mais direcionados ao consumo. Todo mundo sonha com a Semana de Moda de São Paulo ou o Rio Moda Hype... eu queria mesmo era o Capital Fahion em Brasília, ou o Minas Trends em BH... 
A Moda para todos: Como você ver os eventos de Moda em Fortaleza? Acha que precisamos melhorar ou não?
André Castro: Os eventos de moda de Fortaleza estão num caminho muito bom e de nível do sul do país. Tanto os comerciais como os conceituais estão trazendo não só moda mas o conceito de life style que vigora hoje no mundo todo, temos ótimos produtores, os modelos locais estão cada vez mais profissionais e as marcas e estilistas bem posicionados. Fazemos uma moda nossa, própria e conseguimos mostrar isso.
A Moda para todos: Como você analisa a Moda no Ceará?
André Castro: A moda no Ceará tem vocação pra ser grande, temos bons criadores e ótimas marcas que hoje investem em estilo e reconhecem a importância de ter uma identidade própria. Arriscamos mais hoje e os consumidores estão cada dia mais propensos a essa identidade, eles querem mesmo moda, não querem uma roupa simplesmente, têm informação e sentem esse desejo pelo novo... 
A Moda para todos: Para você qual a importância da sustentabilidade no mundo da moda?
André Castro: Hoje se fala em sustentabilidade e na moda não poderia ser diferente, criar com consciência, com respeito ao mundo e  ao ambiente, reciclar, o mundo caminha para isso, o estilo de vida das pessoas pede uma trégua do enlatado e busca conforto e o diferente dentro dessa nova visão de produção e criação e quem tiver seu produto direcionado para isso irá com certeza ter lugar nesse novo espaço.
A Moda para todos: Quais os princípios para um bom profissional em Design de Moda?
André Castro: Disciplina, informação e percepção. Um bom profissional de moda não basta ser só a antenado...ele tem que ser a própria antena e estar sempre atento ao que acontece ao seu redor e saber traduzir isso.
A Moda para todos: Qual a dica que você daria para os estudantes de moda que querem seguir a carreira de Designer de Moda?
André Castro: O caminho é difícil e não é só “glamour”... precisa de dedicação e reciclagem profunda. Estar sempre pronto para as oportunidades e não se abater pelas dificuldades que aparecem. É preciso saber que caminho quer tomar e ir atrás, seja ele fazendo marca própria ou seja ele assinando uma marca qualquer mas criar uma identidade e imprimi-la em suas criações é fundamental!
A Moda para todos: Nos fale da Marca “Mar Del Castro”.
André Castro: Mar Del Castro é um projeto que vem tomando forma... começou como moda praia mas que sempre teve pretensões maiores... hoje fazemos beach couture, uma roupa da cidade de praia, uma roupa leve, alegre e sempre com algo que lembre de onde viemos, o Ceará.  Desfilamos mar Del Castro desde 2007 mas só em 2008 começou a comercialização dos produtos, abertura de loja, site e tudo mais. Somos novinhos ainda e temos muitos passos pra dar mas procuramos ter um produto diferente.
A Moda para todos: Agora sobre a solidariedade, soubemos que tem uma ONG, nos fale um pouco dela.
André Castro: RS, eu não tenho uma ONG... trabalhamos com uma ONG desde 2007 onde em cada coleção desenvolvemos algum produto com alguma comunidade. Rendas, crochês, palha e até tecido manual foi feito... A ONG se chama INDS e tem uma proposta boa de trabalho que  é  gerar emprego e renda pressas comunidades através do ensino de alguma técnica artesanal, ou aprimoramento do que já fazem ou direcionando o produto deles pro mercado, foi um trabalho que sempre quis desenvolver e que agora posso agregar ao meu. É muito gratificante chegar numa dessas comunidades e poder levar uma nova perspectiva preles. 

Obrigada André Castro  por nos oferecer um pouco de sua experiência, sucesso sempre para você...
Você encontra a marca Mar del Castro na Rua: Maria Tomásia, 768 e nesse mesmo enderço você por esses dias vai encontrar uma maravilhosa promoção de copa, apesar de o Brasil hoje ter voltado para casa numa tristeza só... Mas vamos comprar, até porque a vida continua.


Um comentário:

  1. MODA PARA TODOS

    vicuervo@gmail.com
    twitter/vicuervo


    Gostaria de compartilhar minha coleção primavera verao 2011 desfilada no Donna Fashion Iguatemi (Porto Alegre )nesta última sexta-feira, dia 24 de setembro que teve participacao da jornalista Juliana Carvalho que escreve no blog comediasdavidaaleijada.blogspot.com.

    Espero que gostem!!! Abracos


    http://modalounge.blogspot.com/2010/09/vitoria-cuervo-emociona-em-desfile-no.html


    http://www.youtube.com/watch?v=JldTT2zUUho&feature=youtube_gdata_player



    http://wp.clicrbs.com.br/n9ve/2010/09/24/a-colecao-de-vitoria-cuervo/?topo=52,1,1,,170,e170


    Sapatos: Jailson Marcos (http://www.jailsonmarcos.com/)

    ResponderExcluir