Gente,
Essa semana entrevistei um grande Designer de Moda de Fortaleza, André Castro, estilista da marca Mar del Castro, uma marca de moda praia espetacular, modelos belissimos, com a cartela de cores espetacular, verdadeiramente tropical, logo logo, estarei postando algumas fotos e vocês vão conferir um luxo de moda praia, bem, eu sou supeita em falar, quero mesmo é que confiram no nosso próximo post, agora apreciem a entrevista com André Castro.
André Castro
A Moda para todos: Como você começou sua carreira como Designer de Moda?
André Castro: minha mãe tinha uma fábrica de lingerie então desde pequeno tive contato com confecção, mas isso me direcionou pra administração de empresas e não para a moda mas que já despertava interesse pela criação e desenvolvimento. Estudei administração, trabalhei em bancos e instituições... estudei publicidade até fazer o concurso de Novos Talentos do Dragão Fashion em 2001, agora sim começa minha ligação com a moda. Trabalhei para algumas marcas do Ceará e de outros estados até idealizar e montar minha própria marca.
A Moda para todos: Qual a faculdade que você se formou?
André Castro: na moda sou autodidata, sou formado em Administração de Empresas pela UNIFOR.
A Moda para todos: Quais as dificuldades que enfrentou no começo de sua carreira?
André Castro: Começo de carreira é sempre complicado, não era conhecido, não tinha experiência, não conhecia muito de moda... mas comecei acompanhando o dia dia de uma fábrica grande com um estilista local que conheci no Dragão Fashion, trabalho voluntário, mas foi de lá que conheci todos os processos, representantes, tecidos, modelagem e quatro meses depois assumi uma fabrica como estilista.
A Moda para todos: O que você pensa sobre os cursos de Graduação de Moda em Fortaleza??
André Castro: Fico muito feliz que hoje existam vários cursos de moda... Quando comecei só existia um e com uns horários difícieis de acompanhar pra quem já trabalhava, por isso não consegui estudar moda... hoje temos disponibilidade de horários, cursos, visões e abordagens... muito importante para a moda. Isso mostra que o Ceará tem como se firmar como pólo produtor e criador de moda no país...
A Moda para todos: Você acha importante que um estilista autodidata faça um curso de graduação? Por que?
André Castro: Não. Conhecimento você adquire lendo, vendo, experimentando, praticando... um curso de graduação é importante mas a experiência de vida também tem grande valor... conheço muitos graduados que saem completamente despreparados e desqualificados.
A Moda para todos: Quais os eventos de Moda mais importantes que você já participou? Quais os que você sonha em participar?
André Castro:Desde 2001 eu participo do Dragão Fashion, já fiz eventos em São Paulo... como o INNOVAMODA... antes de ter a marca Mar Del Castro eu não tinha grandes pretensões, queria apenas ser estilista de uma fábrica bacana... Hoje a visão é outra, me projetar é projetar a marca que criei... gosto de eventos mais comerciais, mais direcionados ao consumo. Todo mundo sonha com a Semana de Moda de São Paulo ou o Rio Moda Hype... eu queria mesmo era o Capital Fahion em Brasília, ou o Minas Trends em BH...
A Moda para todos: Como você ver os eventos de Moda em Fortaleza? Acha que precisamos melhorar ou não?
André Castro: Os eventos de moda de Fortaleza estão num caminho muito bom e de nível do sul do país. Tanto os comerciais como os conceituais estão trazendo não só moda mas o conceito de life style que vigora hoje no mundo todo, temos ótimos produtores, os modelos locais estão cada vez mais profissionais e as marcas e estilistas bem posicionados. Fazemos uma moda nossa, própria e conseguimos mostrar isso.
A Moda para todos: Como você analisa a Moda no Ceará?
André Castro: A moda no Ceará tem vocação pra ser grande, temos bons criadores e ótimas marcas que hoje investem em estilo e reconhecem a importância de ter uma identidade própria. Arriscamos mais hoje e os consumidores estão cada dia mais propensos a essa identidade, eles querem mesmo moda, não querem uma roupa simplesmente, têm informação e sentem esse desejo pelo novo...
A Moda para todos: Para você qual a importância da sustentabilidade no mundo da moda?
André Castro: Hoje se fala em sustentabilidade e na moda não poderia ser diferente, criar com consciência, com respeito ao mundo e ao ambiente, reciclar, o mundo caminha para isso, o estilo de vida das pessoas pede uma trégua do enlatado e busca conforto e o diferente dentro dessa nova visão de produção e criação e quem tiver seu produto direcionado para isso irá com certeza ter lugar nesse novo espaço.
A Moda para todos: Quais os princípios para um bom profissional em Design de Moda?
André Castro: Disciplina, informação e percepção. Um bom profissional de moda não basta ser só a antenado...ele tem que ser a própria antena e estar sempre atento ao que acontece ao seu redor e saber traduzir isso.
A Moda para todos: Qual a dica que você daria para os estudantes de moda que querem seguir a carreira de Designer de Moda?
André Castro: O caminho é difícil e não é só “glamour”... precisa de dedicação e reciclagem profunda. Estar sempre pronto para as oportunidades e não se abater pelas dificuldades que aparecem. É preciso saber que caminho quer tomar e ir atrás, seja ele fazendo marca própria ou seja ele assinando uma marca qualquer mas criar uma identidade e imprimi-la em suas criações é fundamental!
A Moda para todos: Nos fale da Marca “Mar Del Castro”.
André Castro: Mar Del Castro é um projeto que vem tomando forma... começou como moda praia mas que sempre teve pretensões maiores... hoje fazemos beach couture, uma roupa da cidade de praia, uma roupa leve, alegre e sempre com algo que lembre de onde viemos, o Ceará. Desfilamos mar Del Castro desde 2007 mas só em 2008 começou a comercialização dos produtos, abertura de loja, site e tudo mais. Somos novinhos ainda e temos muitos passos pra dar mas procuramos ter um produto diferente.
A Moda para todos: Agora sobre a solidariedade, soubemos que tem uma ONG, nos fale um pouco dela.
André Castro: RS, eu não tenho uma ONG... trabalhamos com uma ONG desde 2007 onde em cada coleção desenvolvemos algum produto com alguma comunidade. Rendas, crochês, palha e até tecido manual foi feito... A ONG se chama INDS e tem uma proposta boa de trabalho que é gerar emprego e renda pressas comunidades através do ensino de alguma técnica artesanal, ou aprimoramento do que já fazem ou direcionando o produto deles pro mercado, foi um trabalho que sempre quis desenvolver e que agora posso agregar ao meu. É muito gratificante chegar numa dessas comunidades e poder levar uma nova perspectiva preles.
Obrigada André Castro por nos oferecer um pouco de sua experiência, sucesso sempre para você...
Você encontra a marca Mar del Castro na Rua: Maria Tomásia, 768 e nesse mesmo enderço você por esses dias vai encontrar uma maravilhosa promoção de copa, apesar de o Brasil hoje ter voltado para casa numa tristeza só... Mas vamos comprar, até porque a vida continua.