segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

RENDA DE RENASCENÇA

Para quem não conhece a renda de renascença, segue abaixo um pouco da história dessa arte tão perfeita e tão linda que é este artesanato.

"A renda Renascença é uma técnica têxtil que teve sua origem em Veneza, na Itália, no século XVI, e foi introduzida no Brasil por freiras européias. O bordado delicado difundiu-se por aqui pelas mãos das rendeiras nordestinas, que passam a arte de geração em geração.
No ofício, linha, agulha e lacê bordam e alinham toalhas, lençóis, colchas, fronhas e mantas. As rendas Renascença são famosas pelo estilo de bordado feito exclusivamente à mão, com traços marcantes, em que predominam pontos exclusivos e entrelaçados delicados. Neste traçado, desenhos concêntricos se projetam em linhas sinuosas e divergentes. Tradicionalmente feita em tecido branco.
A produção chegou à Paraíba na década de 1950 e se concentra hoje na região do Cariri, onde mais de 400 rendeiras estão organizadas em cinco associações, que criam os bordados e já exportam para diversos países."

Para mim essa é uma das artes manuais mais perfeitas que existem, agora é caro, não é nada barato, aqui em Fortaleza você não encontra uma peça por menos de R$ 200,00, cada vez que vou em algum lugar que venda renascença fico louca, pois é lindo demais, a delicadeza daquele trabalho é de uma perfeição tão grande que fico babando sempre.

Na virada do ano fiquei em casa assistindo o show da virada e quando vi Cláudia Leite fiquei babando por seu vestido, gente lindo, adivinha? Renascença, uma graça, delicadissimo e belo como ela, abaixo mostrarei algumas peças nesta renda e quando vier a Fortaleza não deixem de visitar a feirinha da beira-mar, a Emcetur, o Mercado Central, pois nesses lugares você encontra coisas belissimas em renascença.









10 comentários:

  1. lindo mesmo.A renda produzida no Ceara é sem sombra de duvidas a mais linda do brasil todinho.

    ResponderExcluir
  2. lindossssssssss
    amei essses vestido
    gostaria de saber os preços

    ResponderExcluir
  3. amei é mt bonito gostaria de sber se vc vende?

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber os valores para revenda.(65)81188174

    ResponderExcluir
  5. amei a minha vo adora faser Renascença em patos

    ResponderExcluir
  6. Foto vestido nude e carteira (clutch) de renda renascença são da Babel das Artes.
    http://www.babeldasartes.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de ter contato de quem faz vestido longo da renda,meu email é anacristinamello@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Preciso comprar em metro essa renda, onde posso encontra-la?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Como posso me informar sobre preço de vestidos simples?

    ResponderExcluir