terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CHAPÉU UM ACESSÓRIO QUE ILUMINA...



Você gosta de chapéu?? Eu acho tudo, pena que perdemos aqui no nosso país essa cultura de usá-lo e principalmente aqui no nordeste, e se bem soubessemos usariamos sim chapéu, pois ele nos protege bastante do sol. Abaixo segue dois textos falando da origem e como as mulheres começaram a usar.

CHAPÉU

"A palavra CHAPÉU provém do latim antigo "cappa", "capucho" que significa peça usada para cobrir a cabeça.
As primeiras modalidades de proteção para cabeça surgiram por volta do ano 4.000 a.C. no antigo Egito, na Babilônia e na Grécia quando o uso de faixas na cabeça tinha a finalidade de prender e proteger o cabelo. A faixa estreita colocada em torno da copa dos chapéus da atualidade (a fita ou bandana) é um remanescente desse primeiro tipo de proteção para a cabeça.
Mais tarde originaram-se os turbantes, as tiaras e as coroas, usadas por nobres, sacerdotes e guerreiros como símbolo de status social. Como sinal de distinção social ou profissional permanecem até hoje os chapéus específicos destinados a pessoas que ocupam determinadas atividades (soldados, marinheiros, eclesiásticos, etc.).
O primeiro chapéu efetivamente usado foi o "PÉTASO" por volta do ano 2.000 a.C.. Tratava-se de um chapéu dotado de copa baixa e abas largas que os gregos faziam uso em suas viagens como uma forma de proteção. Era um tipo prático, ajustável, podendo ser retirado com facilidade, tendo perdurado na Europa por toda a Idade Média (de 476 a 1453).
Na Antiga Roma (por volta do ano 1.000 a.C.), os escravos eram proibidos de usar chapéus. Quando eram libertados passavam a adotar uma espécie de chapéu semelhante ao barrete (boné em forma de cone, com a ponta caída para um lado), em sinal de liberdade. Este tipo foi revivido durante a Revolução Francesa (final do século XVIII), chamado de "bonnet rouge" e se tornou um símbolo do partido republicano durante a República. Outro tipo bastante parecido com o barrete foi o capuz, unido ou não a um manto, amplamente usado na Idade Média."

CHAPÉUS FEMININOS

"Os chapéus femininos evoluíram de forma diferente.
Na Idade Média (476-1453), as imposições religiosas obrigavam as mulheres a cobrir completamente os cabelos. O abrigo mais simples era constituído por uma peça de linho, caída sobre os ombros ou abaixo deles. Os véus de noiva e as mantilhas das espanholas são sobrevivência da moda desse tempo. No século XIII, costumava-se prender a este véu, duas faixas: uma sobre o queixo e outra sobre a testa, de modo semelhante ao hábito que as freiras ainda conservam.
No final da Idade Média, era hábito das mulheres colocar uma armação de arame com formatos de coração, borboleta, etc sob a peça de tecido tornando-os extravagantes. Os cabelos eram penteados para trás, escondidos, e, se cresciam na testa, eram raspados para que o chapéu fosse a atração principal. Em 1500 começa-se a usar os capuzes enfeitados com jóias e bordados.
Muitos outros tipos surgiram até o final do século XVIII, quando apareceram as primeiras Chapelarias (lojas onde se comercializam chapéus), que utilizavam em seus chapéus materiais como a palha, o feltro, tecidos, enfeites variados e elaborados de forma a combinar com os penteados altamente sofisticados da época.
Após a Revolução Francesa (1800), surgiram os gorros com abas largas, dotados de uma fita ou faixa que dava um nó abaixo do queixo. Confeccionados com materiais diversos (peles, cetim, veludo, feltro para o inverno e palha e tecidos finos para o verão) eram enfeitados com plumas e outros tipos de adornos.
Em 1860, esses gorros foram substituídos por chapéus de tecido e/ou outros materiais que eram presos à cabeça com alfinetes ou grampos, vindo esse tipo a se tornar muito popular na época.
No início do século XX os volumosos penteados da época originaram chapéus de grandes dimensões, que cobriam os penteados."


Gostaram?? Pois aproveitem para comprar um, pois no verão é um item indispensável para a mulher,  acho super elegante uma mulher de chapéu, escolhi alguns modelos para que você se inspire e corra para comprar um.


















Lindos não??? Aaadoooooroooooooo chapéus, acho lindo, me lembra romance...

4 comentários:

  1. Gosto muito de chapéu, acho que sempre dão uma levantada no look.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Muito prazer. Sou Anabela Jardim e cheguei até aqui através do google imagens. Estava procurando fotos de bolsas da moda. Cheguei para ficar. Seu blog é muito legal! Vou te linkar no http://mulheresprendadasXmulheresmodernas.blogspot.com/ , mas te convido para conhecer também o http://anabelajardim.blogspot.com/ e o http://anabelanacasadavovo.blogspot.com/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Manu,
    que lindo blog!! Lindos chapéus!!
    Gostaria de saber se você é a fonte das fotos e da materia com os chapeus e se posso utiliza-la em meu orkut ou blog.
    Parabens!!!
    Vânia
    vbvaniabernard@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Amei o seu blog,amo moda.
    Adorei os vestidos de renda,maravilhoso

    ResponderExcluir