terça-feira, 19 de abril de 2011

MULHERES CABAÇA - O SUCESSO

Olá gente,


Estamos preparando entrevistas super bacanas para vocês, a primeira divulgaremos hoje, entrevistamos um dos integrantes da Equipe Mulheres Cabaça, Henrique Cardoso.


Ele fez parte da equipe que ganhou o Concurso dos Novos Talentos do Dragão Fashion 2011, junto com os nossos colegas Ceiça Nobre, Tadeu Colares, Adryele Morais, Kátia Araújo, e Andréa Moreno.


Eles são um exemplo de planejamento e persitência, tentaram ano passado e perderam para a Universidade Federal do Ceará, mas não desitiram e correrram atrás mais uma vez e chegaram ao topo e posso dizer que merecidamente em todos os sentidos, pois o projeto estava perfeito, bem planejado, equipe coesa, estruturada, enfim mostraram o que faz sucesso em um projeto.


Fizemos algumas perguntas para que ele nos passasse como foi e está sendo esse sucesso, confiram abaixo.


EQUIPE MULHERES CABAÇA


BLOG AMpt: Fale um pouco sobre o seu trabalho “Mulheres Cabaça” premiado no Dragão Fashion 2011:

Henrique Cardoso: Neste projeto tentamos buscar a mulher em sua semelhança como uma fonte fazedora de vida, de onde brota força de suas mãos, a ternura de seu olhar, o doce de suas canções, a vida e a pureza que descansam em seu ventre. Uma mulher plural representada pela mais simples moradora dos sertões, das matas, das margens dos rios, igarapés e praias. Aquela que faz da sua dura realidade a maior razão de estar viva. Em paralelo a essa vivência, trouxemos a cabaça, um instrumento da natureza que foi ser convertido em tantos ícones possíveis, e que é o principal meio de trabalho dessas mulheres, onde elas carregam suas crias nas costas e andam quilômetros com a cabaça na cabeça atrás de água e comida. Então de toda essa simplicidade que existe em nossos sertões surgiu a nossa mulher cabaça, em meio de todas as inspirações que circulam em seu ambiente.

BLOG AMpt: Qual o conceito que a equipe quis passar para o público?

Henrique Cardoso: Acho que o trabalho mostrou muitas possibilidades, com o tema conseguimos abordar muitas formas, aplicações, mostrando que é possível fazer algo interessante a partir de pequenas coisas, como foi realizado na coleção. Conseguimos mostrar na passarela tudo que foi planejado e idealizado, e o público conseguiu captar rapidamente. E sem falar no principal conceito, que foi mostrar o nosso artesanato local e poder valorizar e utilizar cada vez mais o nosso produto.

BLOG AMpt: O que vocês acham que trouxeram de inovador nesta proposta?

Henrique Cardoso: Para minha percepção foi o mix de texturas, o público quer ver detalhes, eles procuram o carinho na elaboração das peças, sejam a partir da escolha da cartela de cores ao tecido, ou mesmo uma boa modelagem. Como tinha citado antes, a proposta foi também às possibilidades, retiramos do chão das fábricas de confecções o refugo de restos de malhas do setor de corte, pesquisamos o processo de desfiar manualmente, o mesmo que se fazem estopas, e aplicamos no tule, podendo com isso fazer os revestimentos que vinham sobre a pele nos looks, outra visão foi todo o vanguardismo que trouxemos nas formas, as novas técnicas sobre tecidos, utilização de material para a decoração que puxamos para vestimenta que por sinal é o que sempre utilizo em meus projetos, pois acho lindo, também teve a coleta de materiais como raspas de madeira, sementes e folhagens secas, que retiramos do chão e foram direto para acessórios mostrando que é possível você utilizar de pequenos materiais coisas fáceis de fazer.

BLOG AMpt: Vocês pretendem participar de outros concursos?

Henrique Cardoso: Se aparecer um concurso com uma visibilidade maior que o dos novos talentos do Dragão creio que sim, mas tem alguns membros da equipe que estão de olho em alguns concursos locais que iram acontecer ainda neste ano, e com certeza cada um de nós teremos uma ajuda mútua em tudo, nossa equipe teve uma união muito forte, e reconhecemos a capacidade e talento de cada um, para a vitória. O crescimento será reconhecido por todos.

BLOG AMpt: Quais são as expectativas a partir de agora?

Henrique Cardoso: É colher o máximo, as oportunidades que a classificação em um concurso tão grande e importante dentro do nosso estado que é o Concurso dos novos do DFB, pode me trazer a experiência e visibilidade de um projeto feito, para que eu possa idealizar um caminho certo e coerente, para a minha profissão.

BLOG AMpt: Qual seu conselho ou dica para estudantes de moda que gostam de participar de concursos?

Henrique Cardoso: Nunca desistam, acreditem na sua proposta e dê o seu máximo, mesmo que o resultado não seja o melhor, comigo percebi que a cada concurso que participei retirei muita experiência, para que melhorasse no próximo, eu fazia analises do que se passava com meus concorrentes, buscando as abordagens e fazendo coletas próprias. Meu primeiro projeto que fiz foi para o Eco Fashion em São Paulo não consegui uma boa qualificação por falta de experiência, já fui selecionado no fashion arts e kanguru kids foi bem prazeroso, fiquei também entre os nove finalistas do concurso Sinditêxtil em 2009, trabalho solo onde foi muito importante para meu crescimento em relação a concurso, e logo depois encarei o Dragão e fiquei em segundo lugar em 2010 com a coleção “Das correntes, às Marés”, colocação onde a qual consegui devido experiências anteriores, e enfim, um grande sonho se realizou, o primeiro lugar no concurso dos novos talentos DFB 2011, com “Mulheres Cabaça”. Tivemos um bom planejamento de equipe, aprendemos novas técnicas, modelamos e costuramos, fizemos transformações com materiais e ficamos felizes com o resultado concerteza. Então não desistam de seus projetos de suas idealizações, cada etapa já é seu progresso.

BLOG AMpt: Uma frase para nossos leitores:

Henrique Cardoso: Acreditar e focalizar a idéia, pesquisa e ter coerência são muito importante, o que me fez refletir e despertar, é que ter planejamento é tudo, para que o resultado fique satisfatório. Então minha frase é, planeje-se bem em tudo que for fazer.


E aí galera, curtiram??? Pois estaremos postando mais entrevistas legais para vocês se deliciarem, com estilistas da terra e quem sabe um dia algum estilista de nome nacional não é? Torçam para nosso Blog fazer bastante sucesso, pois vou seguir o conselho do Henrique, vou ACREDITAR E FOCALIZAR NA IDÉIA.

Um beijo e até breve!

6 comentários:

  1. valeu Manu, vc é ótima! e o blog ta lindo

    ResponderExcluir
  2. ADOREI A ENTRENVISTA, MANU ADORO O BLOG SEMPRE DOU UMA OLHADINHA!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Mulheres Cabaça!
    Manu, continue com este canal de divulgação de moda e cultura, que eu acho a sua cara, além, é claro, de nos deixar informados.Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Parabéns, a todos, adorei mesmo.
    Uma pergunata, como tenho o sobrenome Nobre e sou do Piauí, e tenho parentes no Ceará, será que a Ceiça Nobre e minha parente????
    Também faço moda no Senac/SP e a família é meio assim da artes, rsrsrsrs
    beijos
    Darlene
    darlenenobre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. muito sucesso para todos e principalmente vc com toda a sua idealização, parabéns

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, pela matéria.
    E parabéns Henrique pela vitória!!!

    ResponderExcluir