segunda-feira, 1 de novembro de 2010

FITA MÉTRICA

 Vamos conhecer um pouco do instrumento tão usado por todas as nossas queridas costureiras, modelistas e alfaites a FITA MÉTRICA.

Instrumento de medida usada para medir distâncias.
Pode designar uma fita flexível e graduada que se utiliza para medir tecidos, ou determinados tipos de fitas métricas consistem numa fita de metal, plástico ou fibra de vidro enrolada num invólucro. No Brasil, as fitas métricas retráteis e feitas de metal são também chamadas "trenas". As unidades de medidas das trenas são: centímetros, milímetros, polegadas e pés. Também pode ser usado para medir pessoas.


Como surgiu

O primeiro padrão de medição de peças de roupas surgiu na Europa com Aléxis Lavigne, inventor e alfaiate pessoal da Imperatriz Eugênia, esposa de
Napoleão III (sobrinho de Bonaparte).
Para não ter que tirar medidas do corpo da Imperatriz  a cada nova roupa já que ela detestava, inventou um busto de costura com as medidas da alteza para servir como modelo, sem incomodá-la. O método de Aléxis Lavigne, que também inventou a fita métrica, não virou padrão mundial por conta das diferenças antropométricas (medidas do corpo) entre indivíduos de diversas etnias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário